Translate this Page

Rating: 2.6/5 (521 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página

 

MENSAGEM PASTORAL

 

Multiplique

 Evangelização Discipuladora

 

É a comunicação do evangelho aliada ao discipulador, que é o relacionamento intencional de um discípulo, vivendo as três dimensões do discípulo: chamar, agregar, e aperfeiçoar discípulos multiplicadores. Acerca dos que querem seguir a Jesus-Lc 9.57-62

 

“Se Jesus é Deus, nenhum sacrifício que façamos para ele é grande demais”, ensinava Charles Studd. O ensino do conhecimento missionário deve ser levado em conta ao pensarmos no preço do discipulado.

 

Durante sua viagem da Galileia para Judéia, Jesus conversou com três moços. Ele os convidou a segui-lo. Cada um por sua vez apresentou seus argumentos, e não o seguiram. Á luz do episódio, alguns lembretes sobre aqueles que querem seguir Jesus como discípulos devem ser rememorados.

 

Não devemos prometer o que não estamos dispostos a cumprir. O primeiro candidato, afoitamente, diz para Jesus: “Seguir-te-ei para onde quer que vá”. Jesus afirma que haverá lugares inóspitos e situações desafiadoras (Lucas 9:57,58). Dispor-se pressurosamente sem mensurar o preço envolvido é próprio da insensatez. É um barateamento da preciosa graça. Refletir antes de comprometer-se é imperativo.

 

Todas as nossas decisões devem levar em conta o reino de Deus. O segundo candidato propôs o protelamento do atendimento ao convite do Mestre, advogando responsabilidades fúnebres. Apesar de aparente empederni mento, a resposta jesuânica imbuiu-se da metáfora de mortos espirituais cuidarem de coisas mortas. O jovem deveria levar em conta fazer a parte que lhe cabia. Estatisticamente, 80% do que fazemos qualquer um pode fazer; 15% do que fazemos pessoas bem treinadas podem fazer; apenas 5% do que fazemos apenas nós podemos fazer. Deus pedirá conta dessa parte que nos cabe a fazer.

 

A disposição em servir ao Rei implica ausência de condições. A condição imposta pelo terceiro candidato é imprópria ao discipulado (Lucas 9:61,62). Lembrando A.W. Tozer “O homem ainda não deu nada enquanto não deu tudo”.

 

Questionada por um biógrafo sobre a forma como se deu sua chamada, Sophia Muller, após 40 anos de ministério missionário, respondeu: “Nunca tive um chamado: Li uma ordem; vi uma necessidade; e obedeci”. Sejamos dispostos como Sophia.

 

Pr Henrique Ribeiro de Araújo

 

Gerente de Treinamento e Desenvolvimento JMN.

 

Pr Henrique e Salomé Nhime.